Instalações modernas e atuais marcam o “Fuorisalone” Milão 2015

O Jardim das Maravilhas

A mostra “The Garden of Wonders” projetada por Ferrucio Laviani, que fez parte dos eventos “Energy for Creativity”, organizada pela Interni e coproduzida pela BeOpen, foi uma mistura perfeita de design, artesanato e uma jornada experimental através dos sentidos.

gardenofwonders_fuorisalone2015_milan_tracingtrends_01

Via Interni

Localizado dentro do Jardim Botânico de Milão, em Brera, o layout da mostra foi composto de elementos externos dourados, produzidos pela Unopiù, que transformaram estufas comuns em preciosos objetos dentro de uma floresta mágica, onde oito marcas de fragrâncias de luxo históricas confiaram seus espaços a consagrados designers: Biette por Fernando e Humberto Campana, Waldes et Spol por Turd Boontje, Guyla por Dimore Studio, Boissard por Jaime Hayon, Lundbury por Piero Lissoni, Bertif por Jean-Marie Massaud e R.Koehler&Co. por Nendo.

gardenofwonders_fuorisalone2015_milan_tracingtrends_02

Via Interni

gardenofwonders_fuorisalone2015_milan_tracingtrends_03

Via Interni

gardenofwonders_fuorisalone2015_milan_tracingtrends_04

Via Interni

A instalação Veredas dos irmãos Campana, foi inspirada na gruta do Veredas, na Bahia, Brasil.

gardenofwonders_fuorisalone2015_milan_tracingtrends_05

Via Wallpaper

COS por Snarkitecture

O escritório americano Snarkitecture de práticas experimentais e colaborativas, fundado por Alex Mustonen e Daniel Arsham, que transita entre a arte e a arquitetura, criou uma instalação de oakley outlet tiras de tecido translucidas para ser o cenário da coleção Primavera Verão 2015 da COS, marca do grupo H&M. Esta peça de arte, localizada no Spazio Erbe em fake oakleys Brera, bairro de Milão, revela um labirinto de túneis e espaços entrecruzando o salão do prédio pelo qual os visitantes passam para adentrar o espaço.

A ideia dos designers foi criar uma “arquitetura subtrativa” que começa com preenchimento quase total do espaço para depois escavar volume. É uma espécie de arquitetura que, ao subtrair o espaço, faz com as pessoas se surpreendam e queiram conhecer a nova coleção de roupas.

COS_snarkitecture_fuorisalone2015_milan_tracingtrends_01

Via Snarkitecture – Noah Kalina

COS_snarkitecture_fuorisalone2015_milan_tracingtrends_02

Via Snarkitecture – Noah Kalina

 



Flores Futuristas

Também durante a semana de Design de Milão 2015, uma incrível peça de arte do arquiteto de ascendência polonesa-americana Daniel Libeskind, em parceria com a OIKOS, feita de lâminas metálicas pintadas de vermelho, inspirada em sua pesquisa gráfica dos anos 80, emergiu do pátio interno da Universidade de Milão, na inspiradora instalação “Future Flowers”: pura expressão de sua filosofia de design.

futureflowers_fuorisalone2015_milan_tracingtrends_01

Via Inexhibit

futureflowers_fuorisalone2015_milan_tracingtrends_02

Via Oikos-Group

Marcio Kogan e MADE inspiram no cheap oakleys Palazzo Litta

O arquiteto brasileiro Marcio Kogan fundador do Studio MK27, criou no pátio interno do Palazzo Litta em Milão, para a semana de Design de Milão 2015, uma base quadrada de 16m x 16m de pedra vulcânica (da empresa florentina Casone) sobre a qual se ergueu um estande transparente iluminado por LED. O espaço serviu como ponto de encontro e networking de pessoas que visitaram a exposição.

littabeach_marciokogan_fuorisalone2015_milan_tracingtrends_02

Via Architettura di pedra

littabeach_marciokogan_fuorisalone2015_milan_tracingtrends_01

Via DAMnº Magazine

littabeach_marciokogan_fuorisalone2015_milan_tracingtrends_03

Tracing Trends

Dentro do Palazzo, uma série de bancos indígenas do Brasil do século XIX, pertencentes à BEI Collection, ao lado de trabalhos de designers brasileiros contemporâneos que têm em comum a “verdade dos materiais”, com curadoria de Bruno Simões e Waldick Jatobá, co-fundador do MADE (Mercado Arte Design), contrastaram com a arquitetura oitocentista do palácio.

MADE_fuorisalone2015_milan_tracingtrends01

Via Domus – Roberto Blasi

Artesol – Artesanato Solidário que desenvolve projetos em prol da Cheap Jerseys atividade artesanal brasileira participou da mostra, com trabalhos em crochê de fibra de buriti, da comunidade de Barreirinhas, no Maranhão, Brasil.

ARTESOL_fuorisalone2015_milan_tracingtrends

Tracing Trends

Os Irmãos Campana também assinaram uma instalação inédita em argila e tela de galinheiro, que resgata a história do design brasileiro.

 

Tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.